Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Por telefone, Folha demite Janio de Freitas aos 90 anos, após décadas de casa

Brasil

Por telefone, Folha demite Janio de Freitas aos 90 anos, após décadas de casa

Principal colunista do jornal foi dispensado nesta quinta-feira (15).

Por telefone, Folha demite Janio de Freitas aos 90 anos, após décadas de casa

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 16 de dezembro de 2022 às 06:56

O jornal Folha de S. Paulo decidiu demitir, por telefone, um de seus mais importantes e longevos profissionais. O jornalista Janio de Freitas, de 90 anos, foi comunicado da decisão da empresa no final da manhã desta quinta-feira (15) quando recebeu uma ligação da direção do jornal. Na conversa, o jornalista recebeu a oferta de escrever uma última coluna de despedida. Janio, no entanto, ainda não decidiu se vai escrever esse último texto. 

Nascido em 9 de junho de 1932, Janio é uma referência na cobertura de investigações de crimes na administração pública. Era colunista da Folha desde 1980. Escrevia na edição impressa de domingo do jornal. 

O profissional foi o responsável por matérias que entraram para a história do maior jornal do país como, uma fraude de licitação,em que construtoras haviam combinado previamente o resultado da licitação para a obra da ferrovia Norte-Sul, denúncia feita por ele em 1987. 

Janio de Freitas sai do jornal após mais de quatro décadas. O experiente profissional é considerado o mais importante jornalista político do país, tendo recebido diversos prêmios, como o Esso e a Medalha Chico Mendes de Resistência. 

A demissão de Freitas repercutiu nas redes sociais e foi comentada por outros jornalistas. "O imprescindivel Janio de Freitas foi demitido hoje pela Folha. Qual o motivo?", indagou Bob Fernandes em seu twitter. José Trajano definiu a demissão como "luto na imprensa brasileira". Ao falar do veterano colega, o jornalista escreveu que "nosso colunista maior, depois de quatro décadas nos brindando com sua inteligência, coragem e sabedoria, é dispensado pela Folha". Janio, por enquanto, ainda não se manifestou sobre a saída do jornal.

Além de Janio, o ator e humorista Gregório Duvivier, que assinou uma coluna no mesmo jornal por nove anos, também foi dispensado. Divulgado seu último texto na Folha, Duvivier escreveu: “Olá, pessoal, essa é a minha última coluna na Folha. Fui dispensado. Foi um prazer escrever lá por nove anos. Agradeço sobretudo aos leitores. Tomara que a gente se encontre em outro lugar. Um beijo”.