Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

"Teria essa atenção se fôssemos pais pretos?”, questiona Ewbank sobre ataque racista

Brasil

"Teria essa atenção se fôssemos pais pretos?”, questiona Ewbank sobre ataque racista

No último sábado, uma mulher disparou ataques racistas contra os filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso em um restaurante em Portugal

"Teria essa atenção se fôssemos pais pretos?”, questiona Ewbank sobre ataque racista

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 01 de agosto de 2022 às 07:56

O casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso se pronunciou em uma entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, após o ataque racista praticado por uma mulher contra Titi e Bless, filhos dos atores. Durante a entrevista, a atriz contou o que aconteceu e questionou se o caso teria a mesma atenção caso ela e o marido fossem pais pretos defendendo seus filhos. 

O episódio aconteceu em um restaurante, em Portugal, na tarde de sábado (30). De acordo com o relato da atriz, as crianças estavam brincado na praia e uma delas voltou contando o que aconteceu.  O ator contou que a filha ficou assustada com o episódio, enquanto o garoto não percebeu o ocorrido.

"A gente tava na praia brincando e, de repente, uma das crianças subiu e falou pra gente o que tinha acontecido. Aí, a gente ficou bem chateado. E começou e vocês viram aquelas imagens", relatou Bruno Gagliasso. 

"Quando eu tava dentro do restaurante, [ela] começou a xingar as crianças Titi e Bless, né? E também a família de angolanos que estavam no restaurante que era mais ou menos umas 15 [pessoas]", acrescentou Giovanna Ewbank. 

Segundo Bruno, o gerente do restaurante pediu para a agressora deixasse o estabelecimento, mas ela se recusou e disparou novos ataques e xingamentos. "Ela se negou a ir embora e começou a xingar alto e a gente ouviu", lembrou.

"Quando a gente percebeu o que estava acontecendo, o Bruno saiu da mesa e foi até o gerente com a mulher para chamar a polícia. Eu vi que tava uma movimentação estranha, vi que a família de angolanos estava um pouco recuada e comecei a entender que era algo racial", explicou Giovanna. 

O casal foi questionado por Maju Coutinho, jornalista que conduziu a entrevista, sobre quais teriam sido as palavras ditas contra os filhos. "A mulher estava dizendo muitas coisas. Entre elas, dizendo "pretos imundos", "voltem para a África", listou a atriz. Bruno ainda completou afirmando que a mulher chegou a dizer que Portugal não era lugar para eles.

“Acho que ela nunca esperava que uma mulher branca fosse combatê-la como eu fui, daquela maneira. Eu sei que eu como mulher branca indo confrontá-la a minha fala vai ser validada. Eu não vou sair como a louca, a raivosa, como acontece com tantas outras mães pretas que são leoas assim como eu fui nesse episódio, mas que são invalidadas e são taxadas como loucas e está inventando”, afirmou a atriz. 

Bruno questionou ainda que teria aconteciso caso a ele e a esposa fossem branco. Giovanna completou perguntando se, nesse caso, o episódio teria recebido tanta atenção.