Brasil
Primeira morte por doença causada pela chikungunya é confirmada em Recife
O primeiro caso brasileiro de miosite aguda causado pelo vírus chikungunya, foi confirmado pelo hospital da Restauração em Recife. A vítima foi a jovem Daniele Santana, de 17 anos, da aldeia indígena pernambucana de Xucururu, morta em decorrência da doença. [Leia mais...]
Foto: Reprodução/Hospital da Restauração
O primeiro caso brasileiro de miosite aguda causado pelo vírus chikungunya, foi confirmado pelo hospital da Restauração em Recife. A vítima foi a jovem Daniele Santana, de 17 anos, da aldeia indígena pernambucana de Xucururu, morta em decorrência da doença.
Com sintomas que poderiam ser de dengue, chikungunya ou zika, Danielle buscou primeiro o hospital do município de Pesqueira, próximo da aldeia onde mora. Com a evolução do quadro, ela foi transferida para um hospital de Caruaru, no interior de Pernambuco. Na sequência, quando chegou ao Hospital da Restauração, referência em neurologia, já estava em estado grave e passou oito dias internada na unidade de terapia intensiva (UTI).
De acordo com a equipe médica do hospital, só existe o registro de mais quatro casos de miosite ligada à chikungunya em todo o mundo, sendo que dois dos pacientes morreram. A febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor do Zika e da dengue. A miosite é uma inflamação nos músculos que causa fraqueza muscular. A condição pode causar dificuldade para subir escadas, andar, levantar os braços e provocar quedas com frequência.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.