Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Número de linhas de celular no Brasil registra queda pela primeira vez neste ano

Brasil

Número de linhas de celular no Brasil registra queda pela primeira vez neste ano

Pela primeira vez neste ano, o Brasil registrou queda no número de linhas de telefonia móvel. De acordo com a Agência Brasil, a redução é devido a alteração de comportamento dos usuários, que tem optado por trocar mensagens de voz em aplicativos como Whatsapp. [Leia mais...]

Número de linhas de celular no Brasil registra queda pela primeira vez neste ano

Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Por: Gabriel Nascimento no dia 27 de dezembro de 2015 às 11:18

Pela primeira vez neste ano, o Brasil registrou queda no número de linhas de telefonia móvel. De acordo com a Agência Brasil, a redução é devido a alteração de comportamento dos usuários, que tem optado por trocar mensagens de voz em aplicativos como Whatsapp. Serviços como o de TV por assinatura e telefonia fixa também tiveram baixa no número de clientes.

Tiveram grande ampliação os serviços de internet fixa e móvel, especialmente na tecnologia 4G. O setor de telefonia celular, que vinha crescendo no decorrer dos meses, apresentou uma queda de 2,8% no número de linhas ativas em 2015. Em janeiro, eram 281,7 milhões de linhas no país e, em outubro, o número caiu para 273,8 milhões.

Agentes do setor esperavam a redução em um prazo de dois ou três anos, no entanto, a diminuição começou a ocorrer em junho. Boa parte da queda é relacionada a redução do número de celulares com chips pré-pagos, segmento que teve queda de 4,5%. O percentual corresponde a uma baixa de 10 milhões de chips. No mesmo período, os celulares pós-pagos apresentaram leve aumento, de 0,3%.