Bahia
Ufba mantém aulas e anuncia medidas para o combate ao coronavírus
Reitoria recomendou que estudantes e trabalhadores com sintomas da doença não compareçam às suas atividades nos espaços da universidade
Foto: Divulgação/UFBA
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) anunciou hoje (13) um conjunto de ações e recomendações visando ao esclarecimento e à prevenção da disseminação do coronavírus. As orientações têm como base o conjunto de medidas preventivas sugeridas pelas secretarias de Estado da Saúde e da Educação, e em face à decretação de pandemia da doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As aulas dos cursos de graduação e pós-graduação estão mantidas, uma vez que não há indício de circulação sustentada do vírus na Bahia. Por ora, na avaliação da instituição, o estado tem um pequeno número de casos confirmados e não coloca em risco o funcionamento da universidade. "Não há, portanto, até o momento, indicação, por parte das autoridades sanitárias, de que a suspensão das aulas possa ter eficácia, do ponto de vista epidemiológico, na contenção da disseminação do vírus", diz a Ufba, em nota divulgada nesta sexta-feira.
A reitoria da Ufba recomendou que estudantes e trabalhadores com sintomas da doença não compareçam às suas atividades nos espaços da universidade e que procurem os serviços de saúde pública para receber orientação e atendimento adequados. Uma autodeclaração enviada por meio eletrônico servirá, inicialmente, como justificativa para o afastamento, recomendando-se aos que necessitem permanecer afastados por período superior à duração média de um resfriado comum que procurem atendimento médico adequado. Idosos e pessoas com doenças crônicas, mais suscetíveis às consequências do coronavírus, deverão receber atenção especial e tomar cuidado redobrado, evitando ao máximo a exposição a aglomerações.
Também devem procurar os serviços de saúde pública, para notificação e obtenção de orientações, membros da comunidade universitária e visitantes que tenham chegado de viagem recente a algum dos países com registro de transmissão do novo coronavírus, e que estejam apresentando sintomas de síndrome gripal ou, ainda, tenham tido contato direto com pessoas com esses sintomas. "Reitera-se, também, a recomendação de maior frequência de higienização das mãos, com água e sabão ou álcool gel, e de que se evite tossir sem cobrir devidamente a boca", assinala a nota da instituição.
A Ufba anunciou que seguirá a recomendação do Ministério da Saúde no que diz respeito à suspensão de eventos que promovam grandes aglomerações. Assim, atividades extracurriculares – a exemplo de congressos, simpósios, cerimônias de formatura, posse e entrega de títulos honoríficos, eventos comemorativos, científicos, artísticos, culturais e esportivos – estão suspensas e não deverão ser reprogramadas até que se restabeleça a normalidade.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.