Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

Audiência discute violência contra mulher e empoderamento em Valença

Encontro foi realizado pela Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia

Audiência discute violência contra mulher e empoderamento em Valença

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 24 de maio de 2019 às 13:20

A Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia promoveu ontem (23) a terceira audiência itinerante, na cidade de Valença, na região nordeste do estado, 

A atividade foi realizada no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) e contou com a presença da presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (ADEP-BA), Elaina Rosas, que aproveitou a oportunidade para divulgar a campanha “Em Defesa Delas: Defensoras e Defensores Públicos pela garantia dos diretores das mulheres”.

A campanha foi lançada pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).
Elaina Rosas fez questão de registrar a relevância da manutenção de uma mobilização político-social permanente, de modo a garantir que os equipamentos de proteção, defesa e promoção dos direitos das mulheres existentes nas cidades baianas não se esfacelem. 

“Precisamos fortalecer a atuação especializada das instituições do sistema de Justiça, possibilitando que o tripé 'acusação', 'defesa' e 'decisão' articule-se de modo efetivo e eficaz para a responsabilização dos culpados nas hipóteses de violência contra a mulher”, disse a presidente da ADEP-BA. 

A presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Olívia Santana, afirmou que o colegiado trabalha ativamente, com deputadas muito comprometidas, para conseguir a expansão da rede de proteção das mulheres, principalmente as delegacias especializadas, as DEAMs.

 “O secretário de Segurança Pública Política, Maurício Barbosa, está sensível aos nossos encaminhamentos e sabe que precisamos de mais DEAMs, mas também, investir em formação qualificada para que delegacias comuns contem com agentes especializados para esse tipo de atendimento de mulheres em situação de violência”, complementou. 

O encontro reuniu ainda representantes dos municípios de Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá, Cairu, Camamu, Igrapiúna, Tancredo Neves, Gandu  e Teolândia, que fazem parte do território do Baixo Sul.