Bahia
Delegado morre após ser baleado por PMs no sul do estado
SSP-BA diz que homem teria sido baleado durante apuração de denúncia de roubo; sindicato de policiais afirma que vítima tentou proteger a namorada de PM "que estava de folga e embriagado"
Foto: Reprodução/ Sindpoc
O delegado da Polícia Civil José Carlos Mastique de Castro Filho morreu depois de ser baleado por policiais militares, durante ação policial, na madrugada de ontem (28), no município de Itabuna, sul do estado.
De acordo com o G1, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que os policiais que fazem parte do 15° Batalhão de Polícia Militar (BPM) estariam apurando uma denúncia de roubo, na Avenida Mário Padre, quando ocorreu o caso.
No entanto, o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc) contestou a versão da SSP-BA, em nota. O delegado teria sido baleado no peito ao tentar entregar a arma dele para os PMs, durante uma abordagem.
"A vítima tentou proteger a namorada de um policial militar que estava de folga e embriagado. O delegado foi alvejado com um tiro no peito em um posto de combustível, próximo ao Shopping Jequitibá e veio à óbito no local", afirma o comunicado da entidade sindical.
A SSP-BA afirma, porém, que ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O Sindpoc contesta e alega que os policiais simularam socorro à vítima, com objetivo de "modificar o cenário do ocorrido",
O caso é investigado pela 6ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin) e acompanhado pela Corregedoria Geral da SSP.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.