
Bahia
TJ-BA libera matrícula para internato médico no estado
Segundo desembargador, o governo não pode cobrar dos alunos de faculdades particulares a contrapartida para bancar insumos de quem opta pelo internato em hospital público

Foto: Alexandre Galvão / Marina Hortélio
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) conseguiu contornar, no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a decisão de suspender as matrículas para os estágios obrigatórios de alunos do curso de Medicina nos hospitais do estado, o chamado “internato médico”.
Segundo liminar deferida pelo desembargador Baltazar Miranda Saraiva, o governo não pode cobrar dos alunos de faculdades particulares a contrapartida para bancar insumos de quem opta pelo internato em hospital público.
O magistrado entendeu, segundo o Bahia Notícias, que a suspensão completa do edital de internato, que criou a contrapartida para instituições particulares, poderia prejudicar cerca de 10 mil alunos baianos e os hospitais por eles atendidos.
A faculdade privada Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras (IASB), do município de Barreiras, que havia entrado com o pedido, chegou a desistir da ação no início do mês, mas não teve pedido reconhecido pela Justiça Baiana.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.