Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Segundo turno deve ter maior taxa de abstenção na Bahia, afirma TRE

Bahia

Segundo turno deve ter maior taxa de abstenção na Bahia, afirma TRE

Presidente do tribunal aponta que ausência é mais comuns em eleitores que votam no interior

Segundo turno deve ter maior taxa de abstenção na Bahia, afirma TRE

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 26 de outubro de 2018 às 14:40

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), José Edivaldo Rotondano, afirmou ontem (25) que é estimada uma maior abstenção dos eleitores para a segunda etapa das eleições, neste domingo (28), quando os baianos vão escolher o novo ocupante do Palácio do Planalto.

Segundo Rotondano, no primeiro turno muitos eleitores, que moram em locais diferentes de suas cidades de nascimento e criação e que não fizeram a transferência do título, fazem questão de voltar ao lugar para votar. Seja porque querem eleger para deputado amigos, conhecidos e candidatos a quem defendem nas urnas ou para rever a família. Já no segundo turno, como só precisamos votar para presidente na Bahia e como essas pessoas já fizeram uma viagem no dia 7, é provável que a taxa de abstenção aumente.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirma que dos 10.390.247 eleitores do estado, 8.235.310 compareceram às urnas – um percentual de 79,26%. Neste sentido, foram exatamente 2.156.323 abstenções, o que corresponde a 20,74% do eleitorado baiano.