Bahia
Dantaslé lembra disputa política na Bahia: "Todos brigavam entre si"
Com extensa experiência, Dantaslé foi Secretário de Estado do Trabalho e Bem Estar Social em 1986 e Secretário de Estado da Indústria Comércio e Mineração em 1982. Ele falou como teve início sua influência política. [Leia mais...]
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O professor e escritor Noelio Dantaslé Spinola, contou em entrevista à Rádio Metrópole, nesta sexta-feira (25), memoráveis histórias da política da Bahia. Com extensa experiência, Dantaslé foi Secretário de Estado do Trabalho e Bem Estar Social em 1986 e Secretário de Estado da Indústria Comércio e Mineração em 1982. Em conversa com Mário Kertész, ele falou como teve início sua influência política.
“Comecei mostrando que fizemos o jogo da velha, porque Ruy Barbosa brigava com Seabra, que brigava com Araújo Pinho. Todos brigavam entre si e puxavam o tapete um do outro. Eu cheguei à conclusão: eu fui acionado por ver o desenvolvimento com mais justiça social, mais equilíbrio. Quando saí do governo, pensei: joguei fora todos esses anos”, disse o escritor, que rememorou também histórias ao lado de Antônio Carlos Magalhães (ACM), então governador do estado quando Dantaslé foi secretario, em 1982.
“A frase que ACM se danou: 'Fomos todos figurantes, ninguém foi protagonista neste processo". Aí ele não gostou. Chamar ele de figurante, ele que se considerava o construtor da Bahia. Todos os governadores quando assumem o poder geram uma solidariedade patronal, esquecem a ideologia e consideram o Estado como coisa dele", lembrou o professor.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.