
Bahia
Policiais poderão ter mais de 20% de aumento de salário na Bahia
As propostas abrangem servidores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e agentes penitenciários, com reajustes previstos entre os anos de 2025 e 2026

Foto: Wuiga Rubini / GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues enviou à Assembleia Legislativa da Bahia, em 22 de abril de 2025, três Projetos de Lei que tratam da reestruturação remuneratória dos profissionais da segurança pública estadual. As propostas abrangem servidores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e agentes penitenciários, com reajustes previstos entre os anos de 2025 e 2026.
O Projeto de Lei prevê ganhos médios de 14,76% para militares estaduais e bombeiros, e de 14% para delegados e peritos da Polícia Civil. Investigadores, escrivães e peritos técnicos terão reajuste de 22% no mesmo período. Para os agentes penitenciários, o aumento médio será de 13,29%, considerando reajuste do vencimento básico, ajuste entre classes e acréscimo percentual sobre a remuneração em março de 2026. Os primeiros reajustes retroativos estão previstos para os meses de março e maio deste ano, com novos aumentos em 2026.
Entre os demais pontos apresentados, estão a uniformização do valor do auxílio-fardamento em R$ 251,16 para praças e oficiais e a ampliação da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho. O projeto também estabelece critérios para promoções na Polícia Civil, como a redução de seis para três anos de exercício na classe atual e a vinculação a avaliações de desempenho. A proposta modifica ainda os percentuais da Gratificação de Incentivo à Titulação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.