Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Domingo, 13 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Mulher é autuada por realizar exames oftamológicos sem formação médica em Porto Seguro

Bahia

Mulher é autuada por realizar exames oftamológicos sem formação médica em Porto Seguro

Testemunhas confirmaram ter feito exames com a mulher e relataram a prática de venda casada, que incluía os atendimentos oftalmológicos e a comercialização de lentes e armações

Mulher é autuada por realizar exames oftamológicos sem formação médica em Porto Seguro

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Por: Metro1 no dia 11 de abril de 2025 às 16:05

Uma mulher de 46 anos foi autuada por exercício ilegal da medicina em Porto Seguro, no sul da Bahia. A ação ocorreu na quinta-feira (10), no bairro Vila Valdete, onde a suspeita realizava atendimentos oftalmológicos — como exames de vista e consultas — sem formação médica ou autorização legal para atuar na área.

De acordo com a Polícia Civil, a atividade irregular era realizada dentro de uma igreja, sob a justificativa de tratar-se de “uma ação social destinada à população carente”. Durante a abordagem, foram apreendidos diversos equipamentos usados nos atendimentos, entre eles um autorrefrator, caixa de prova optométrica, óculos, lentes de grau e receituários oftalmológicos. O material foi encaminhado à perícia técnica.

Testemunhas confirmaram ter feito exames com a mulher e relataram a prática de venda casada, que incluía os atendimentos oftalmológicos e a comercialização de lentes e armações. Os produtos eram fornecidos por uma clínica de Minas Gerais, com a qual a suspeita mantinha vínculo.

Embora seja optometrista, a atuação da mulher excedia os limites legais da profissão, caracterizando o exercício ilegal da medicina.  Ela foi levada à delegacia, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O caso será analisado pelo Juizado Especial Criminal competente.