
Bahia
Trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão na Bahia
Ação ocorreu em abril e resultou em resgates e multas a empregadores

Foto: MPT-BA
Quatro trabalhadores da construção civil foram resgatados em uma operação contra o trabalho escravo em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A ação foi conduzida nos dias 1° e 2 de abril, com a divulgação das informações nesta segunda-feira (7).
As vítimas trabalhavam na construção de imóveis no bairro de Buraquinho. Os proprietários dos lotes foram responsabilizados pelo pagamento das verbas rescisórias, uma indenização de R$ 5 mil para cada trabalhador e R$ 30 mil por danos morais coletivos, com prazo de 30 dias para o depósito no Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad).
De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), as condições de trabalho eram precárias, incluindo alojamento inadequado, falta de instalações sanitárias, armazenamento impróprio de alimentos e ausência de proteção adequada para atividades de risco.
A operação foi realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Polícia Federal (PF), MPT e Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), que vistoriaram diversos locais em Salvador e Lauro de Freitas. Este foi o único caso de resgate durante a ação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.