Bahia
Mais de 1,2 milhão de famílias baianas ainda não utilizam desconto na conta de luz, alerta Coelba

A fase de sondagem foi iniciada em janeiro de 2024; o anúncio foi feito no X nesta sexta-feira (4)
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou a conclusão da sondagem da Ponte Salvador-Itaparica nesta sexta-feira (4). Em uma publicação no X (antigo Twitter), Jerônimo celebrou o ato e informou que a etapa foi concluída com “sucesso”.
“Após 12 meses de trabalho intenso na Baía de Todos-os-Santos, finalizamos a sondagem mais profunda já feita no Brasil — alcançando 200 metros para coletar material intacto do solo”, disse o gestor.
Considerada fundamental para compreender as características do terreno e definir a fundação da estrutura, a fase de sondagem foi iniciada em pouco mais de 1 ano na capital baiana.
A ação começou em fevereiro de 2024 quando a concessionária responsável pela construção, operação e manutenção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica deu início a perfuração para coleta de amostras do solo em uma área próxima ao terminal do ferry boat.
Essa foi a segunda perfuração de sondagem em terra já realizada. A primeira ocorreu no dia 31 de janeiro no município de Vera Cruz e foi concluída. Segundo o cronograma de trabalho, após a finalização da sondagem em terra, foi iniciada a sondagem no mar.
Logo em seguida, é iniciada a sondagem em águas profundas, com mais de 10 metros de lâmina d’água, e uso balsas que estarão acopladas com perfuratrizes para fazer a coleta de amostras do solo marinho.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.