
Bahia
Projeto de lei propõe detectores de metais nas escolas baianas
Objetivo é impedir a entrada de armas nas escolas baianas e proteger a comunidade escolar

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) poderá adotar a obrigatoriedade da instalação de detectores de metais nas escolas do estado, conforme prevê um projeto de lei recentemente apresentado. A proposta visa aumentar a segurança nos ambientes educacionais, tanto em instituições públicas quanto privadas, diante do crescente número de casos de violência escolar.
O autor do projeto, deputado Roberto Carlos (PV), justifica a medida destacando o agravamento da violência nas escolas brasileiras. Ele afirma que, com o aumento de ataques com armas de fogo e brancas, torna-se urgente a adoção de medidas que impeçam a entrada de armas nas unidades de ensino, garantindo a integridade de alunos, professores e funcionários.
Segundo o deputado, os noticiários têm revelado com frequência episódios de violência nas escolas, e dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que um em cada três ataques violentos ocorreu em 2023. Essa realidade tem gerado um ambiente de medo e insegurança nas instituições, com a comunidade escolar temerosa de novos confrontos.
Roberto Carlos ainda explicou que a intenção do projeto é a prevenção, já que os detectores de metais ajudariam a identificar objetos perigosos antes que entrem nas escolas. Ele acredita que fatores como problemas de “saúde mental não tratados” e o fácil acesso a armas de fogo são aspectos cruciais para o aumento da violência escolar.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.