Bahia
Ministra da Cultura e Governador da Bahia celebram festas de Iemanjá e alertam para cuidados com natureza
Presidenta da Fundação Nacional das Artes (Funarte) também participou dos festejos de Iemanjá
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Com seus 103 anos, festejos de Iemanjá atraíram milhares de devotos ao bairro do Rio Vermelho, em Salvador, incluindo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues e a presidenta da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Maria Marighella.
A ministra da Cultura ressaltou a conexão entre tradição e sustentabilidade. “Vamos cuidar bem e aproveitar essa festa que a gente faz para o mar. Uma festa de excelência, colocar presentes biodegradáveis para gente poder fazer a nossa reverência de consciência limpa. Não vamos sujar o mar”, afirmou.
E acrescentou: “Tenho dito que, enquanto alguns lugares já estão no fim do mundo, nós temos a possibilidade de reverter isso, de vir no movimento contrário, o Brasil tem essa possibilidade. Eu acho que é uma grande força para todos nós, seres humanos, mover essa fazer essa grande corrente para salvar, principalmente, a humanidade. O planeta está aqui para nós vivermos”.
O governador da Bahia destacou o respeito à diversidade religiosa como parte essencial da tradição. “É um dia também de sincretismo e de respeito, primeiramente. Aqui cada um tem a sua fé, o seu jeito de cultuar, suas crenças, mas é também um dia muito forte da cultura baiana”, disse.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.