Bahia
Expedição para combate ao coral invasor avança na Ilha de Itaparica nesta quarta-feira
Equipes de pesquisadores estão atualmente avaliando diferentes abordagens
Foto: Tiago Dantas- Ascom/Sema
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) iniciam, nesta quarta-feira (22), mais uma etapa da operação de combate ao coral invasor Chromonephthea braziliensis na Ilha de Itaparica, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baía de Todos-os-Santos.
O trabalho, que visa preservar a biodiversidade marinha e os serviços ecossistêmicos dos recifes de corais da região, está focado em testar técnicas de manejo mais eficazes para controlar a proliferação do coral invasor. As equipes de pesquisadores estão atualmente avaliando diferentes abordagens, com destaque para a remoção manual do coral e a injeção de sal azedo, consideradas as opções mais promissoras até o momento.
As ações estão sendo conduzidas com a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Inema, garantindo que as intervenções respeitem as normas ambientais. Embora os resultados sejam positivos, a recorrência do coral invasor nas áreas já tratadas reforça a necessidade de intensificar as ações e o monitoramento. A próxima fase da operação inclui articulações com o Ibama, com o objetivo de viabilizar a erradicação completa do coral, dado que o órgão é responsável pelo controle de espécies invasoras no Brasil.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.