Bahia
Governador sobrevoa e visita municípios do sul da Bahia afetados pelas chuvas
Cidades enfrentam alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos de casas desde o último sábado
Foto: Márcia Espíndola
O governador Jerônimo Rodrigues sobrevoou, nesta quinta-feira (16), os municípios de Ubatã, Aurelino Leal e Itajuípe, no Sul da Bahia, que enfrentam alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos de casas desde o último sábado (11) devido às fortes chuvas. Durante a visita, ele entregou uma ambulância e medicamentos a Itajuípe, além de equipamentos para Aurelino Leal e Ubatã, como vans para transporte de pacientes e donativos como cobertores, colchões e cestas básicas para os afetados.
“O coração fica muito machucado, quando a gente vê as pessoas mais pobres passando por situações difíceis, como essa. Vamos precisar fazer algumas unidades habitacionais, porque as pessoas perderam suas casas e tem locais que estão em encostas. Então, teremos que fazer contenção de encostas também. Eu já saio daqui com o compromisso de fazer um relatório técnico para as ações de médio prazo, mas, agora, estamos aqui com Bombeiros, Defesa Civil, com uma missão de não deixar esses municípios sozinhos”, sublinhou.
Em Itajuípe, 287 pessoas estão desabrigadas e abrigadas em alojamentos temporários, enquanto 158 buscaram abrigo com familiares. Além disso, houve a interrupção do fornecimento de energia e internet na BA-262, devido a um deslizamento de terra. O governador afirmou que ações de médio e longo prazo serão necessárias, como a construção de unidades habitacionais e contenções de encostas, para mitigar os efeitos das chuvas.
A situação também afetou outros municípios da região, com 14 cidades em situação de emergência devido às chuvas. A Defesa Civil, juntamente com o Governo do Estado, está atuando em várias frentes para fornecer apoio emergencial e estrutural. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia também registrou 28 ocorrências em rodovias, com algumas ainda com tráfego interrompido ou em meia pista.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.