Bahia
PF combate contrabando de cigarros eletrônicos no Sul da Bahia
Envolvidos poderão ser responsabilizados por contrabando, crime que inclui a importação, armazenamento e comercialização de mercadorias proibidas
Foto: Divulgação
A Polícia Federal (PF) cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, como parte de uma operação contra o contrabando de cigarros eletrônicos. As investigações, iniciadas em 2023, identificaram o comércio ilegal desses produtos em estabelecimentos comerciais e por meio de serviços de entrega. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Itabuna.
Os envolvidos poderão ser responsabilizados por contrabando, crime que inclui a importação, armazenamento e comercialização de mercadorias proibidas, com pena de reclusão de dois a cinco anos. Desde 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a importação, venda e propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil.
A operação, denominada Espelho Fumegante, também visa proteger a saúde pública, além de questões tributárias. O nome faz referência a Tezcatlipoca, deus asteca do céu noturno e da morte, associado ao fogo e às estrelas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.