Bahia
Jerônimo comenta suspensão de atendimento para Planserv e revela reunião para tomar "decisão drástica"
Hospital da Bahia alega que tentou um acordo com o Planserv, mas não conseguiu chegar a uma solução.
Foto: Thuane Maria/GOVBA
Após o Hospital da Bahia anunciar a suspensão de atendimentos de urgência e emergência para beneficiários do Planserv, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) revelou que está programando uma reunião com a equipe do plano de saúde estadual para “tomar uma decisão mais drástica”. A declaração foi feita nesta quinta-feira (7), na 6ª edição do Acampamento Terra Livre, na área externa da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Jerônimo reconheceu que a suspensão de atendimento ou qualquer dificuldade com unidades como o Hospital da Bahia gera transtorno para o paciente e para o sistema de saúde, “porque a demanda vai acumular em algum lugar”. Ele classificou a medida de suspensão como uma “decisão privada”. O hospital, no entanto, alega que tentou um acordo com o Planserv, mas não conseguiu chegar a uma solução.
“Chamei para uma reunião entre hoje e domingo, no máximo segunda-feira. Pedi para o secretário Edelvino Góes [Administração] coordenar com a equipe do Planserv para gente tomar uma decisão mais drástica, não só em relação a isso [do Hospital da Bahia]”, disse.
Jerônimo ainda apontou uma deficiência de atendimento ao Planserv no interior do estado. De acordo com ele, não há uma rede de saúde privada que auxilie na capilaridade do plano nesses municípios. “A gente tem que criar ambiente para que o setor privado amplie essa rede, e a gente possa ter serviço de Planserv maior, porque, quando não tem [serviço] no interior, vem pra capital e acaba sobrecarregando”, afirmou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.