Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Justiça determina desconto na tarifa para consumidores afetados pela falta de água em Salvador

Bahia

Justiça determina desconto na tarifa para consumidores afetados pela falta de água em Salvador

A decisão leva em conta as interrupções no fornecimento de água que afetaram aproximadamente 1,5 milhão de moradores em quase 130 bairros de Salvador desde 2016

Justiça determina desconto na tarifa para consumidores afetados pela falta de água em Salvador

Foto: Reprodução/ Embasa

Por: Metro1 no dia 23 de outubro de 2024 às 09:31

A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA)  apresentou uma ação civil contra a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com o objetivo de assegurar que os consumidores que são afetados pela falta de água, tenham desconto na tarifa. A decisão leva em conta as interrupções no fornecimento de água que afetaram aproximadamente 1,5 milhão de moradores em quase 130 bairros de Salvador desde 2016.

O processo começou a tramitar na justiça quatro anos atrás. “A decisão primeiramente reconhece o dano coletivo, e a indenização ratifica a extensão do efeito danoso das ações de interrupção e/ou suspensão indevida de serviços essenciais para os cidadãos”, avaliou a defensora pública Nayana Gonçalves, que acompanhou a proposição. 

A defensora pública Mônica Soares, uma das autoras da ação, afirmou à TV Bahia que a decisão assegura que, em casos de desabastecimento, sejam garantidos: a regularidade no fornecimento de água; a apresentação de um plano regional de abastecimento, além de um plano de contingência e emergência para enfrentar essas situações imprevistas; a suplementação por meio de carros-pipa; e o desconto na conta de água para aqueles que tiveram o serviço interrompido.

A Embasa afirmou que as interrupções no fornecimento de água entre 2020 e 2021, citadas na ação, ocorreram devido a questões específicas relacionadas a serviços preditivos, preventivos e corretivos que são parte da operação dos sistemas de abastecimento. A empresa alegou que sempre buscou restabelecer o serviço o mais rápido possível em cada situação.