Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 29 de junho de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

"Nosso governo é transparente", diz secretário da Sefaz após Bahia conquistar nota máxima em gestão fiscal pelo Tesouro Nacional

Bahia

"Nosso governo é transparente", diz secretário da Sefaz após Bahia conquistar nota máxima em gestão fiscal pelo Tesouro Nacional

Manoel Vitorio destacou que a responsabilidade fiscal é o que garante a continuidade e a manutenção de projetos em prol da população do estado

"Nosso governo é transparente", diz secretário da Sefaz após Bahia conquistar nota máxima em gestão fiscal pelo Tesouro Nacional

Foto: Divulgação/GOVBA

Por: Metro1 no dia 26 de junho de 2024 às 19:11

Atualizado: no dia 26 de junho de 2024 às 19:11

A Bahia conquistou junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) a segunda nota máxima para a gestão fiscal, desta vez com foco na qualidade das informações contábeis e fiscais produzidas pelo Estado. No final de 2023, o governo baiano já havia obtido a avaliação máxima do Tesouro Nacional para a capacidade de pagamento ao conquistar a Capag A, que reconhece o equilíbrio fiscal do Estado e excelência na gestão das contas públicas.

O secretário da Fazenda do estado (Sefaz), Manoel Vitorio, destacou em entrevista ao Metro1, que a Bahia também é referência na transparência dos gastos públicos. “Nosso governo é transparente, um governo sólido, que trabalha para melhorar a vida e a condição da população da Bahia”, afirmou. 

A obtenção da dupla nota A para as finanças públicas representa um marco importante para a gestão do governador Jerônimo Rodrigues. Trata-se de dois indicadores muito almejados pelos gestores públicos de todo o país por constituírem ambicionados selos de qualidade, evidenciando que as contas públicas estão sendo administradas da melhor forma possível, seja do ponto de vista da eficiência da gestão, tópico aferido pela Capag, seja no que diz respeito à consistência das informações contábeis e fiscais.

Ainda segundo Vitorio, a responsabilidade fiscal é o que garante a continuidade dos programas de educação, saúde e lazer no estado. O secretário explicou que a solidez fiscal permite a manutenção e ampliação de programas, e a continuidade deles, como o Bolsa Esporte e FazAtleta 2024, de apoio ao esporte e ao atleta. 

Na entrevista, Vitorio também pontuou algumas estratégias que fizeram a Bahia alcançar o topo do ranking do Tesouro Nacional, incluindo o combate ao crime contra a ordem tributária e a sonegação fiscal, uso intensivo da informática e um programa sólido de qualificação de gasto público. 

“Não é só arrecadar, mas é gastar bem, gastar em prol da sociedade baiana. A gente tem que ver se esse dinheiro tá sendo empregado nas prioridades de governo e para melhoria de vida da população do estado da Bahia […] Todos podem acompanhar que a gente evoluiu, tanto na área de saúde como na área de educação, infraestrutura, em todas as áreas onde o governo atua”, completou.