Bahia
Contrário a transposição do Rio São Francisco, Otto reclama da falta de diálogo
Iniciada no ano de 2007, a transposição das águas do Rio São Francisco, que corta 5 estados e mais de 200 municípios, foi criticada pelo senador Otto Alencar (PSD), em entrevista à Rádio Metrópole nesta segunda-feira (11). De acordo com o senador, na época, o governo do estado não foi consultado sobre o projeto, imposto pelo governo Federal. [Leia mais...]
Foto: Secom/Bahia
Iniciada no ano de 2007, a transposição das águas do Rio São Francisco, que corta cinco estados e mais de 200 municípios, foi criticada pelo senador Otto Alencar (PSD), em entrevista à Rádio Metrópole nesta segunda-feira (11). De acordo com o senador, na época, o governo do estado não foi consultado sobre o projeto, imposto pelo governo Federal.
“É uma situação de gravidade muito grande, pois o governo investiu R$ 8,5 bilhões e não fez quase nada de revitalização. No que compreende de conter a erosão, nada ainda (...) Nos Estados Unidos, o Rio Colorado só passou pela transposição depois que foi feito todos os investimentos. Não é o caso do Brasil, o governo [Federal] vem, tira a água da Bahia e não dá nem bom dia ao governador”, reclama.
De acordo com Otto, após a intervenção, os afluentes do rio morreram. “Nessa época, em 2003, fomos lá para estudar isso. Todos os afluentes já morreram (...) Estamos lutando contra a morte do rio São Francisco (...) Já foram colocados mais de R$ 8 bilhões para a transposição... E se não tiver água? A seca está grande, pois nunca mais choveu com regularidade”, acrescenta.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.