Terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Falha no fornecimento de energia pela Coelba deixa cidades baianas sem água

Bahia

Falha no fornecimento de energia pela Coelba deixa cidades baianas sem água

Faltou energia na barragem de Aracatu, no sudoeste baiano, e por causa disto, segundo a Embasa, as bombas pararam de opera

Falha no fornecimento de energia pela Coelba deixa cidades baianas sem água

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 29 de dezembro de 2023 às 16:00

Atualizado: no dia 29 de dezembro de 2023 às 16:03

As recorrentes interrupções no fornecimento de energia elétrica pela Coelba têm impactado a funcionalidade dos sistemas de abastecimento de água em várias cidades da Bahia.

De acordo com a Embasa, cada vez que ocorre uma interrupção no fornecimento de energia, as máquinas cessam suas operações, o que resulta na paralisação dos processos de captação, bombeamento, tratamento e distribuição de água para a comunidade.

“Quando as bombas param, as tubulações e reservatórios de água se esvaziam, exigindo tempo para recuperar a pressão e conseguir abastecer a população. Nos grandes sistemas integrados, isso significa um tempo maior de retorno para as localidades mais distantes”, afirmou o presidente da Embasa, Leonardo Góes. 

Na manhã desta sexta-feira (29), faltou energia na barragem de Aracatu, no sudoeste baiano. Por causa disto, segundo a Embasa, as bombas pararam de operar, interrompendo o fornecimento de água para Aracatu, Vila Mariana, Piabanha e povoados do Lajedão, Mergulhão, Cachoeira, Santa Luzia, Tamboril, Traíras, Cantinho, Pau Ferro, Bom Jardim, Olhos D’Água, Poço da Onça, Caldeirão, Passagem do Lajedo, Pimenta, Morros, Lagoa do Potraz, Gentil, Batateira, Duas Barras, Patos e São José.

Como mostraram duas edições do Jornal Metropole deste ano, os serviços da Coelba têm sido alvo de críticas da sociedade e da classe política (leia aqui e aqui).