Bahia
Ilê Aiyê vai permitir participação de pessoas brancas no desfile do próximo Carnaval
Em entrevista à Rádio Metropole, Vovô do Ilê já tinha explicado que a decisão de não permitir a participação era porque, ao final do bloco, as pessoas voltavam a ter atitudes racistas
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Prestes a comemorar seus 50 anos, o Ilê Aiyê, único bloco afro que só permite a entrada de pessoas pretas, vai flexibilizar a entrada de brancos em seus desfiles do próximo Carnaval.
Ao jornalista Marrom, Vovô do Ilê confirmou a informação e afirmou esperar que, com isso, pessoas que sempre desejaram sair no bloco não queiram ser “negão” apenas durante o Carnaval e ajudem o trabalho social feito pela entidade na comunidade carente do Curuzu.
Em entrevista à Rádio Metropole na última sexta-feira (24), o fundador do bloco já tinha comentado sobre o critério e chegou a afirmar que não “reclama da presença de pessoas brancas no bloco”.
“A gente atrai todas essas tribos no sábado de Carnaval. Aqui todo mundo admite que tem racismo, mas ninguém assume que é racista. Eu coloquei essa questão de não ter branco porque não adianta você sair no Ilê no sábado de Carnaval e, quando chegar quarta-feira, não querer conversa com negão, continuar com a mesma discriminação. Por isso, a gente vem insistindo nisso. Neste ano tinha uma série de pesoas no bloco, e eu não fico perguntando se é negão”, disse.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.