Bahia
Historiador Rafael Dantas analisa o "retrato" da Bahia nas Obras de Jorge Amado e Odorico Tavares'
Conversa com Cristiele França aconteceu no Metrópole Turismo
Foto: Metropress
O historiador e professor Rafael Dantas foi entrevistado por Cristiele França na manhã desta quarta-feira (16) dentro do programa Metrópole Turismo. Na conversa, Dantas fala sobre a invenção da Bahia nas obras de Jorge Amado e Odorico Tavares e como a história da Bahia foi retratada no século XX.
O professor traça uma linha do tempo citando os principais pontos que constituíram o “retrato da Bahia”, tanto no Brasil, quanto no mundo. Ressalta que nas obras de Jorge Amado e Odorico Tavares os retratos mostravam o “real” cotidiano do século XX na Bahia, trazendo a realidade da população na época, reinventando a visão que tinha sido construída da Bahia.
“A principal diferença de Jorge Amado em comparação com outros livros que foram publicados no mesmo período, foi mostrar o cotidiano das pessoas, em especial o povo “simples” e não a elite”, comentou o professor.
Ele também analisou sobre o papel do negro nas obras de Jorge Amado, ressaltando que a partir de então, a pluralidade étnica ficou mais "latente".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.