Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Com lance único vencedor, PGE pede que Justiça revise validade do leilão do Arquivo Público

Bahia

Com lance único vencedor, PGE pede que Justiça revise validade do leilão do Arquivo Público

Estado questionou valor acima do "mercado de bem" e disse que pretende fazer imóvel retornar ao patrimônio público

Com lance único vencedor, PGE pede que Justiça revise validade do leilão do Arquivo Público

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Por: Adele Robichez no dia 17 de outubro de 2022 às 14:25

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) informou que pediu à Justiça uma reavaliação da validade do leilão do prédio que abriga o Arquivo Público da Bahia (Apeb), encerrado nesta segunda-feira (17). A praça teve como ganhador o único lance ofertado, de Petrolina, em Pernambuco. O pedido foi feito à 3ª Vara Cível e Comercial de Salvador.

A solicitação da PGE questiona a validade do lance no valor R$ 13,8 milhões. Segundo o órgão, a quantia é "exorbitante" e foi calculada "pela atualização de antigos valores históricos, distanciando-se do efetivo valor de mercado do bem". Então afirma que o governo do estado não participou do leilão, nem exercitou o direito de preferência para evitar um "dano injustificado ao erário público".

"A diferença entre o valor estabelecido para lance e o valor real equivale a cerca de R$ 5 milhões", detalha a PGE, em nota.

A PGE relembra também o pedido que fez anteriormente à Justiça contra a penhora do bem e a realização do leilão. Até então, o recurso permanece sem decisão por parte do Tribunal de Justiça. Diante disso, pediu que o juiz reveja a sua decisão sobre a validade do leilão, analisando as questões trazidas.

Por fim, o Estado da Bahia reafirmou, ainda no comunicado, a sua decisão de fazer o imóvel retornar ao patrimônio público de forma legal, entendo a necessidade de manter "o importante patrimônio cultural do Arquivo Público".