Bahia
Quilombolas protestam contra desmatamento em território tradicional no recôncavo baiano
Comunidade informa que obra já foi alvo de embargo do Inema, mas as equipes seguem trabalhando no local, em Santo Amaro
Foto: Reprodução
A comunidade quilombola da Cambuta, em Santo Amaro, município do Recôncavo baiano, irá realizar uma manifestação nesta quinta-feira (3) contra o desmatamento promovido em seu território. Segundo ela, a empresa MEZ Energia está descumprindo um tratado internacional firmado pelo Brasil, que determina que intervenções que possam afetar povos indígenas e comunidades tradicionais devem sempre realizar processos de escuta prévia.
Quilombolas, pescadores, marisqueiras e apoiadores das comunidades tradicionais devem se reunir às 7h na Praça da Bíblia, na cidade, para cobrar aos poderes públicos uma providência contra a ação irregular da empresa na região. A comunidade informa que a obra já foi alvo de embargo do Inema na última quarta-feira (24), mas diz que as equipes seguem trabalhando e degradando o território quilombola.
O comunicado do quilombo informa que o desmatamento está sendo realizado para instalação de uma linha de transmissão de energia, desde o fim de janeiro deste ano. As Defensorias Públicas do Estado e da União vêm atuando no caso.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.