Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Integrante da associação de moradores do Capão defende estrada pavimentada: "Quem é contra só vem visitar"

Bahia

Integrante da associação de moradores do Capão defende estrada pavimentada: "Quem é contra só vem visitar"

"Necessidade de uma estrada boa é essencial e não tem volta", diz agricultor e guia de turismo

Integrante da associação de moradores do Capão defende estrada pavimentada: "Quem é contra só vem visitar"

Foto: Reprodução

Por: Geovana Oliveira no dia 05 de agosto de 2021 às 14:59

A pavimentação da estrada que liga o Vale do Capão à sede do município de Palmeiras tem criado embates entre os moradores do distrito. Enquanto algumas pessoas criticam a modernização, no entanto, o agricultor Carlos Formiga, de 62 anos, nativo da região, defende a nova estrada. 

"A estrada sempre foi um empecilho. Primeiro porque regrava a quantidade de pessoas no Capão, o que era bom por um lado e ruim por outro. Mas o empecilho maior sempre foi para a comunidade local, porque eleva os custos. O custo do Capão está tão alto hoje quanto nos outros lugares do Brasil, inclusive para comprar passagens", explica ele, que faz parte da associação de moradores do Capão. 

De acordo com Formiga, também envolvido no movimento ambientalista da Chapada Diamantina e guia de turismo, a necessidade de uma estrada boa é essencial e não tem volta. 

Ele participou da reunião entre a Prefeitura de Palmeiras e a Associação dos Comerciantes do Vale do Capão (Acomtuv) na última terça-feira (3), quando chegaram a um consenso sobre a melhor forma de pavimentação para a Estrada que liga o povoado à sede do município de Palmeiras.

O medo do agricultor, no entanto, é perder a verba que está sendo disponibilizada pelo governo da Bahia para a estrada por causa de pessoas contrárias à pavimentação. "Tem algumas pessoas desses novos moradores que chegaram à pouco tempo e que já viveram a coisa do asfalto lá fora, e de repente querem impedir que uma comunidade que sempre lutou por isso finalmente tenha", diz.  

"Muitos que são contra são os que não moram, só passam para visitar e querem criar o paraíso deles aqui. Mas o nosso paraíso é apenas o Capão e aqui já tem coisas muito pior do que estrada asfaltada. Já tem tráfico de drogas, especulação imobiliária, gente sendo explorada... A gente não impõe que seja asfalto, a gente só quer que seja uma estrada boa", defende o membro da associação dos moradores do povoado.