Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

"Esdrúxulo com nenhuma capacidade técnica", diz produtor sobre parecer contrário ao Festival do Capão

Bahia

"Esdrúxulo com nenhuma capacidade técnica", diz produtor sobre parecer contrário ao Festival do Capão

Evento será transmitido online; data e grade artística ainda não estão definidas

"Esdrúxulo com nenhuma capacidade técnica", diz produtor sobre parecer contrário ao Festival do Capão

Foto: Reprodução

Por: Luciana Freire no dia 15 de julho de 2021 às 18:40

O produtor executivo do festival de Jazz do Capão, Thiago Tao, definiu o parecer da Funarte como "esdrúxulo, com nenhuma capacidade técnica na sua escrita". O festival é realizado desde 2010, com participação de grandes artistas, entre eles Hermeto Pascoal, João Bosco, Naná Vasconcelos, Orkestra Rumpilezz e Dori Caymmi.

O evento foi inabilitado na Lei Rouanet com base em uma postagem feita no dia 1º de junho do ano passado, que apresenta um cartaz com a seguinte mensagem: “FESTIVAL ANTIFASCISTA E PELA DEMOCRACIA”. "A Funarte entendeu que se utilizou um recurso público para fazer uma campanha político ideológica", diz Thiago Tao em entrevista à Rádio Metropole. A negativa teve repercussão em todo o país.

Em 2019, o festival também encontrou dificuldades, se envolvendo em um embólio com a Secretária de Cultura do Estado. Para Thiago, no Brasil a política de editais é fundamental para viabilizar festivais e eventos de pequeno porte.

"Trabalho com produção cultural há 20 anos e existem dois grandes gargalos da captação de recursos via lei de incentivo. É aquele de acessar a empresa para poder viabilizar o projeto, a partir daí tem a questão da concorrência. O que acontece na política de editais é que você tem uma quantidade enorme de projetos sendo encaminhados e escritos, e participam dessa concorrência, poucos são aprovados. O nosso festival é totalmente gratuito, a gente não lucra com ele, não recebemos absolutamente nada do público. Então precisamos sim conseguir empresas e editais para poder viabilizar", disse.

O festival de Jazz do Capão 2021 será transmitido online. A data e a grade artística ainda não estão definidas.

Após o parecer da Funarte em negar a habilitação do Festival de Jazz do Capão, o escritor Paulo Coelho anunciou nas redes sociais que se oferece para cobrir os gastos do evento. A Fundação Coelho & Oiticica, mantida em parceria com sua esposa, a artista plástica Christina Oiticica, destinará o valor de R$ 145 mil solicitado por meio da lei de incentivo.

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou na última quarta (14) um inquérito civil para apurar a decisão. Consta no despacho: "apuração de suposta violação aos princípios da legalidade, impessoalidade e do Estado laico, bem como desvio de finalidade no indeferimento do projeto".