Bahia
Rui Costa anuncia chegada de 119,5 mil doses da vacina de Oxford à Bahia
Governador do estado afirma que os imunizantes serão 'imediatamente' distribuídos aos municípios do interior
Foto: Reprodução
O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou hoje (24), em um comunicado em seu perfil do Twitter, que as doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca estão chegando ao estado baiano. Ele afirma que a distribuição das doses aos municípios do interior começará “imediatamente”.
De acordo com o gestor, a Bahia receberá 119,5 mil doses do imunizante, que serão somadas às 376 mil da Coronavac já distribuídas no estado. Elas estão sendo transportadas por um avião que "já está a caminho". Ele informa, porém, que será necessária a compra “rápida e eficiente” de outras doses por parte do governo federal para a continuar a campanha de vacinação nos próximos meses.
“Seremos rápidos como fomos no envio da Coronavac, mas precisamos que o governo federal seja rápido e eficiente na compra de mais doses”, afirmou.
Devido ao atraso das negociações do governo do presidente da República Jair Bolsonaro, a Bahia iniciou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para comprar a vacina russa Sputnik V. O estado fez um acordo em outubro do ano passado, para o Brasil receber 50 milhões de doses prioritárias do imunizante.
“Nossa ação no STF para compra da Sputnik V pode salvar vidas. Estamos esperançosos! Se formos vitoriosos na ação, o Brasil terá milhões de doses da vacina russa para proteger nosso povo”, disse Rui Costa.
Já está a caminho da Bahia o avião com 119,5 mil doses da vacina de Oxford. Determinei que a distribuição ao interior comece imediatamente. Seremos rápidos como fomos no envio da CoronaVac, mas precisamos que o Governo Federal seja rápido e eficiente na compra de mais doses.
— Rui Costa (@costa_rui) January 24, 2021
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.