Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Domingo, 20 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Indicações da Metropole

/

Documentário e ficção se encontram em "Close-Up", de Kiarostami

Documentário e ficção se encontram em "Close-Up", de Kiarostami

Vencedor do Palma de Ouro, o longa-metragem prende o espectador com uma narrativa única, mergulhada no universo dos filmes

Documentário e ficção se encontram em "Close-Up", de Kiarostami

Foto: Reprodução

Por: Leticia Alvarez no dia 05 de maio de 2023 às 20:37

A trama de “Close-Up” (1990) gira em torno de um golpe causado por uma “obra do destino”, como diz o próprio protagonista do filme, Hossain Sabzian. No decorrer do longa-metragem, o jovem insiste em afirmar que enganou uma família rica, não por interesse financeiro, mas por um acaso que deixou com que ele seguisse seus impulsos e matasse o desejo de se passar por seu diretor de cinema favorito.

No fundo, Sabzian sabe que não tem como justificar suas ações diante do tribunal, mesmo assim, ele não foge do assunto no momento de explicar o que motivou o golpe. “Sempre que vejo um filme, me dissolvo nele de tal modo que chego ao fundo. Desapareço e talvez  me perca nele. Eu me identifico com o diretor. Eu me identifico com os atores. Me sinto em sintonia com a atmosfera do filme. Sinto como se fosse minha história. É assim que os filmes me levam embora.”

Dirigido por Abbas Kiarostami, cineasta e poeta iraniano, o longa-metragem é uma docuficção, isso porque a história é baseada em um caso de uma família que realmente foi vítima de um golpe aplicado por um homem que imitou Mohsen Makhmalbaf, diretor de “O Ciclista” (1987). O crime foi noticiado no final dos anos 80, pela revista "Sorush".