Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

303 x 150: ʹBrasil tem o dobro do nº de escolas de medicina dos EUAʹ, diz cardiologista

Saúde

303 x 150: ʹBrasil tem o dobro do nº de escolas de medicina dos EUAʹ, diz cardiologista

O cardiologista José Carlos Brito defendeu a moratória proposta pelo governo federal que suspende os novos cursos de medicina no país pelos próximos cinco anos. [Leia mais...]

303 x 150: ʹBrasil tem o dobro do nº de escolas de medicina dos EUAʹ, diz cardiologista

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

Por: Matheus Morais no dia 14 de dezembro de 2017 às 08:56

Atualizado: no dia 14 de dezembro de 2017 às 09:09

O cardiologista José Carlos Brito defendeu a moratória proposta pelo governo federal que suspende os novos cursos de medicina no país pelos próximos cinco anos. Em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quinta-feira (14), o médico afirmou que a provável medida "vem em um bom momento".

"O Brasil hoje tem 303 escolas médicas, os Estados Unidos, com 100 milhões de habitantes a mais que o Brasil, tem 150. O Brasil tem o dobro de escolas dos Estados Unidos e o dobro da China. Tem alguma coisa errada. Essa produção excessiva de médicos nos preocupa, preocupa o Conselho Federal de Medicina, não adianta colocar médico no mercado, médico mal formado, é um risco para o mercado", ressaltou.

"Essa moratória tem que vir acompanhada de um projeto de lei. Nos EUA isso aconteceu no inicio do século passado. O sujeito fez um relatório preocupado com essa situação, eles fizeram uma avaliação de 150 escolas médicas. Esse relatório foi impactante e dizia que precisava dar uma basta na abertura de escolas médicas. As escolas americanas eram abertas com o único sentido financeiro. Vemos aqui [no Brasil] também programas populistas, temos 19 escolas de medicina na Bahia", completou.