Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Pesquisa revela aumento de número de doadores de órgãos no Brasil

Saúde

Pesquisa revela aumento de número de doadores de órgãos no Brasil

Uma pesquisa revelou que a taxa de doadores de órgãos no Brasil subiu de 14,6 pessoas por milhão de habitantes para 16,2 no primeiro semestre deste ano. [Leia mais...]

Pesquisa revela aumento de número de doadores de órgãos no Brasil

Foto: USP Imagens

Por: Luiza Leão no dia 02 de setembro de 2017 às 14:11

Uma pesquisa revelou que a taxa de doadores de órgãos no Brasil subiu de 14,6 pessoas por milhão de habitantes para 16,2 no primeiro semestre deste ano. O levantamento foi realizado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). O crescimento chegou a 11,8%, número próximo a meta prevista para este ano, que é 16,5 doadores efetivos por milhão de habitantes.

\"A taxa mostra que o número de doadores efetivos voltou a crescer de forma significativa, o que não estava acontecendo nos últimos semestres\", destacou o cirurgião cardiovascular José Lima Oliveira Júnior, integrante da Comissão de Remoção de Órgãos da ABTO.

Segundo o médico, o que interfere no aumento do número de doadores no país é a recusa das famílias quando abordadas após a constatação da morte encefálica de algum parente. No Brasil, a cada 100 famílias, 43 recusam fazer a doação.