Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Vírus da febre amarela no Brasil tem mutação genética inédita, diz Fiocruz

Saúde

Vírus da febre amarela no Brasil tem mutação genética inédita, diz Fiocruz

Um estudo feito pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e divulgada nesta segunda-feira (15) mostrou que o vírus do atual surto de febre amarela no Brasil apresenta uma mutação genética inédita. De acordo com a pesquisa, não há registro anterior dessas transformações na literatura científica mundial. [Leia mais...]

Vírus da febre amarela no Brasil tem mutação genética inédita, diz Fiocruz

Foto: André Borges/Agência Brasília

Por: Laura Lorenzo no dia 15 de maio de 2017 às 18:45

Um estudo feito pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e divulgada nesta segunda-feira (15) mostrou que o vírus do atual surto de febre amarela no Brasil apresenta uma mutação genética inédita. De acordo com a pesquisa, não há registro anterior dessas transformações na literatura científica mundial.

A equipe do estudo esclarece, contudo, que o imunizante adotado nas vacinas atuais protege contra diferentes genótipos do vírus, inclusive o sul-americano e o africano, e que as alterações detectadas na pesquisa não afetam as proteínas do envelope do vírus, que são centrais para o funcionamento da vacinação.

O surto de febre amarela atual é o maior das últimas décadas. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, 756 casos foram confirmados no país, com 259 mortes devido à doença. Os casos permanecem no segmento silvestre, com infecções em regiões de mata ou rurais. A doença é transmitida pelos mosquitos Sabethes e Haemagogus.