Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Especial da Metrópole vai discutir prevenção e tratamento das hepatites virais

Saúde

Especial da Metrópole vai discutir prevenção e tratamento das hepatites virais

O Grupo Metrópole reforça a cada dia o seu compromisso com o cidadão baiano. Nessa semana, além das tradicionais notícias de política, economia, esportes, polícia e cidades veiculadas no portal Metro1, no Jornal da Metrópole e na Rádio Metrópole, vamos trazer também uma série especial sobre saúde. Na sua primeira edição, o projeto Metrópole Especial Saúde vai abordar o “Julho Amarelo", mês de luta contra as hepatites virais. [Leia mais...]

Especial da Metrópole vai discutir prevenção e tratamento das hepatites virais

Foto: Tánia Rêgo/ABr

Por: Bárbara Silveira no dia 25 de julho de 2016 às 07:10

O Grupo Metrópole reforça a cada dia o seu compromisso com o cidadão baiano. Nessa semana, além das tradicionais notícias de política, economia, esportes, polícia e cidades veiculadas no portal Metro1, no Jornal da Metrópole e na Rádio Metrópole, vamos trazer também uma série especial sobre saúde. Na sua primeira edição, o projeto Metrópole Especial Saúde vai abordar o “Julho Amarelo", mês de luta contra as hepatites virais.

Dados do Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas apontam que cerca de 500 milhões de pessoas no mundo estão infectadas com os vírus da hepatite B e C. Deste número, apenas 5% sabe o que é a doença. No Brasil, a situação também é preocupante. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que 1,7 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, que é responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose.

Falta de informação é risco
Por se tratar de uma doença silenciosa, pouca gente se atenta para a realização do exame que detecta a hepatite. Segundo o Ministério da Saúde, a principal vilã na história é a falta de informação. Para chamar a atenção da população para a questão, o governo federal criou a campanha Julho Amarelo, com ações que alertam para os perigos das doenças realizadas ao longo de todo o mês em parceria com os governos estaduais e administrações municipais. 

Na busca de reforçar a importância de discutir o tema, durante toda a semana, a Metrópole vai trazer matérias e entrevistas com especialistas e pessoas que sofreram com a doença, além de esclarecer dúvidas sobre a forma de contágio e prevenção das hepatites e destacar os modernos métodos de tratamento oferecido pelo Sistema único de Saúde (SUS). Fique ligado e confira como se prevenir ou tratar a doença que, se acompanhada, pode ter o índice de cura de até 90%.