Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Deputados aprovam projeto com perda do poder familiar em caso de feminicídio

Política

Deputados aprovam projeto com perda do poder familiar em caso de feminicídio

O PL prevê que a condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso, cometido contra o outro titular do mesmo poder familiar, o próprio filho ou a filha. [Leia mais...]

Deputados aprovam projeto com perda do poder familiar em caso de feminicídio

Foto: Divulgação

Por: Alexandre Galvão no dia 08 de março de 2018 às 08:00

Em uma noite de votações conduzidas pela bancada feminina, o plenário aprovou o Projeto de Lei (PL) 7.874/17, que estabelece a perda do poder familiar (do pai ou da mãe) em caso de feminicídio, de lesões gravíssimas e abuso sexual contra filhos. A primeira proposta aprovada aumentou a pena para estupro coletivo e tipificou o crime de importunação sexual.

O texto sobre o feminicídio estabelece que perderá o poder familiar aquele que praticar, contra o outro titular do mesmo poder, crimes como homicídio, feminicídio ou lesão corporal grave ou seguida de morte, nos casos de crime doloso e que envolverem violência doméstica familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher. O PL também prevê a perda do poder familiar àquele que cometer estupro ou outro crime contra a dignidade sexual.

A matéria prevê que a condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso, cometido contra o outro titular do mesmo poder familiar, o próprio filho ou a filha.