Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Sete fases da Lava Jato ficam sem conclusão

Política

Sete fases da Lava Jato ficam sem conclusão

O fato de tais braços da Lava Jato não terem se tornado ações penais não significa que os casos tenham sido arquivados. Indica que não foi possível obter até agora provas suficientes contra os suspeitos para apresentar uma acusação formal à Justiça. [Leia mais...]

Sete fases da Lava Jato ficam sem conclusão

Foto: Divulgação

Por: Alexandre Galvão no dia 20 de fevereiro de 2018 às 10:40

Pelo menos sete fases da Operação Lava Jato pararam no meio do caminho, de acordo com a apuração da Folha. Segundo a publicação, as investigações foram batizadas com nomes alusivos aos alvos, como Arquivo X (sobre o empresário Eike Batista) ou Abate (com foco no ex-deputado pelo PT Cândido Vaccarezza). As etapas resultaram em ao menos 18 prisões decretadas pelo juiz Sergio Moro, mas nenhum dos investigados segue detido.

Não se tornou ação, por exemplo, uma investigação paralela a respeito do mesmo prédio no Guarujá (SP) onde fica o tríplex atribuído ao ex-presidente Lula. Chamada de fase Triplo X, foi deflagrada há dois anos e apurou lavagem de dinheiro em outros imóveis do edifício.

O fato de tais braços da Lava Jato não terem se tornado ações penais não significa que os casos tenham sido arquivados. Indica que não foi possível obter até agora provas suficientes contra os suspeitos para apresentar uma acusação formal à Justiça.

Em casos de repercussão, foram apresentadas denúncias contra os acusados poucas semanas após a deflagração das operações, como nas que envolveram executivos da Odebrecht, em 2015.