Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 16 de março de 2024

Política

Marcelo Nilo estima janeiro para ingressar no PSB: ‘Tudo encaminhado’

Ainda presidente estadual do PSL e pré-candidato a deputado federal, o ex-presidente da Assembleia Legislativa afirmou ao Metro1, nesta sexta-feira (15), que está de malas prontas para ingressar no Partido Socialista Brasileiro, comandado na Bahia por Lídice da Mata. [Leia mais...]

Marcelo Nilo estima janeiro para ingressar no PSB: ‘Tudo encaminhado’

Foto: Matheus Morais/ Metropress

Por: Matheus Morais e Evilásio Júnior no dia 15 de dezembro de 2017 às 10:56

Ainda presidente estadual do PSL e pré-candidato a deputado federal, o ex-presidente da Assembleia Legislativa afirmou ao Metro1, nesta sexta-feira (15), que está de malas prontas para ingressar no Partido Socialista Brasileiro, comandado na Bahia por Lídice da Mata.

Segundo ele, falta apenas uma “conversa definitiva” com a senadora para ele confirmar a migração, que deve ocorrer já no início do próximo ano.

“Política é dinâmica. Está tudo encaminhado para nós irmos para o PSB. Provavelmente, agora em janeiro. Vou ainda a Brasília, conversar com o presidente do PSL, [Luciano] Bivar, que é uma pessoa que eu tenho muito apreço e respeito, mas na política, no estado e nacional, é importante eu ir para um partido maior. Você chegar em Brasília em um partido pequeno é muito ruim, então, como eu sou candidato a deputado federal, eu vou provavelmente para o PSB, mas essas coisas a gente só pode garantir quando assina a ficha”, afirmou o parlamentar, durante a inauguração do Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, no sul baiano.

Nilo diz que, além de estar em campo para efetivar a sua campanha e a do presidente da Embasa, Marcelo Veiga, para a AL-BA em 2018, ele já trabalha pela manutenção do nome de Lídice na chapa à reeleição do governador Rui Costa (PT) e afirma que pretende ser ouvido nas discussões para a formação do grupo.

“Eu quero que ela saia candidata a senadora, independentemente de ela sair na chapa do governador Rui. Eu tenho dificuldades de ver uma chapa sem a senadora Lídice da Mata. Por que vai tirar a senadora Lídice da Mata da chapa? É a única mulher, nunca mudou de lado, faz um bom mandato, tem um currículo invejável, de vereadora, deputada estadual, prefeita de Salvador, deputada federal, senadora da República. Eu tenho conversado muito com o governador Rui Costa, com o ex-governador Jaques Wagner, dizendo a eles que é muito importante para a Bahia e para o nosso projeto manter a senadora na chapa”, disse o deputado.

O ex-presidente do Legislativo aposta ainda que apenas uma vaga à Câmara Alta do Congresso está em disputa, já que, apesar de afirmar que poderá abrir mão da candidatura, Wagner está confirmado como postulante ao Senado: “Pode ter certeza, como 2 e 2 são 4”.

Embora diga que “vai avaliar com o seu grupo e seus familiares” se for convidado a compor a majoritária liderada por ACM Neto (DEM), Marcelo Nilo nega que pensa em se aliar ao prefeito de Salvador. “Não, não passa pela minha cabeça”. No entanto, se o time formado por Rui não atender à sua expectativa, ele avisa: “Se for uma chapa que não me agrade, poderei ficar neutro”.

Uma das queixas de Nilo é a provável participação do PP, do vice-governador João Leão. De acordo com o parlamentar, nos bastidores da AL-BA, já é dado como certo que o filho do pepista, o deputado federal Cacá Leão, está fechado com Neto e que, em um evento recente em Itaberaba, ao lado de Rui, ele não mencionou a presença do governador.

“Eu nunca vi isso na minha vida e, obviamente, foi um ato político. Todos os deputados do lado carlista dizem que Cacá Leão está fechado e eu nunca vi um desmentido dele com clareza. Depois do que eu vi no palanque, achei que as fofocas são verdadeiras”, cogitou.