Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

"O problema do Brasil é a elite econômica dele", analisa escritor e sociólogo

Política

"O problema do Brasil é a elite econômica dele", analisa escritor e sociólogo

Sociólogo e escritor, Jessé de Souza conversou com Mário Kertész, na Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (8), sobre o seu livro "A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato". A obra, lançada no início de outubro, trata de questões políticas e econômicas e tenta mostrar que a corrupção não é o principal problema do país. [Leia mais...]

"O problema do Brasil é a elite econômica dele", analisa escritor e sociólogo

Foto: Divulgação

Por: Gabriel Nascimento e Matheus Morais no dia 08 de novembro de 2017 às 09:19

Atualizado: no dia 08 de novembro de 2017 às 10:03

Sociólogo e escritor, Jessé de Souza conversou com Mário Kertész, na Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (8), sobre o seu livro "A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato". A obra, lançada no início de outubro, trata de questões políticas e econômicas e tenta mostrar que a corrupção não é o principal problema do país. "A nossa elite é a do saque da rapina. Vendem nosso petróleo, nossa água. O problema do Brasil é a elite econômica dele", disse.

"Na sociedade moderna, a fonte do poder real está no mercado. O mercado tem a ver com o controle sobre preços, juros e etc. Conversei com os melhores especialistas sobre divida pública. A dívida pública é onde está a corrupção. As pessoas acham que a dívida pública do Brasil é muito grande e quem fica com dinheiro da dívida são os bancos. Ninguém fala disso", acrescentou.

O escritor classificou o funcionamento da sociedade como "complexo" e disse ainda que a Operação Lava Jato "vai dar em nada". "Os ricos não pagam impostos. O mercado brasileiro comprou a imprensa, comprou a política. Aposto com quem quiser que a Lava Jato não vai dar em nada. Ela nasceu para derrubar o PT, para derrubar um governo legitimamente eleito. O sistema político entre nós foi montado para ser corrupto. Todos os partidos são comprados em alguma medida", concluiu.