Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Planalto decreta sigilo sobre agenda de visitas a Temer no Palácio do Jaburu

Política

Planalto decreta sigilo sobre agenda de visitas a Temer no Palácio do Jaburu

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República classificou como "reservadas" informações sobre o registro de entradas e saídas do Palácio do Jaburu. A informação foi revelada pelo jornal O Globo, que requisitou acesso a dados sobre os encontros mantidos pelo presidente Michel Temer com os empresários Marcelo Odebrecht e Joesley Batista. [Leia mais...]

Planalto decreta sigilo sobre agenda de visitas a Temer no Palácio do Jaburu

Foto: EBC/Agência Brasil

Por: Matheus Simoni no dia 16 de outubro de 2017 às 19:48

Atualizado: no dia 17 de outubro de 2017 às 09:06

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República classificou como "reservadas" informações sobre o registro de entradas e saídas do Palácio do Jaburu. A informação foi revelada pelo jornal O Globo, que requisitou acesso a dados sobre os encontros mantidos pelo presidente Michel Temer com os empresários Marcelo Odebrecht e Joesley Batista. Segundo a publicação, desde maio as informação não estão sendo liberados pelo Planalto.

Durante a gestão da presidente Dilma Rousseff, o GSI forneceu informações semelhantes sobre encontros da presidente, mas a decisão não se repetiu sob o comando de Temer. O jornal relata ainda que, após uma série de recursos, em 30 de agosto os documentos foram classificados pelo GSI depois de a Controladoria-Geral da União (CGU) ter questionado a pasta sobre o tema.

De acordo com o gabinete, o acesso foi negado no mês de junho e afirmou na ocasião que "não divulga registros de entrada e saída aos Palácios do Jaburu e Alvorada por tratar-se de procedimentos operacionais, de acesso restrito a este Gabinete, que têm como objetivos viabilizar as agendas, oficiais ou privadas, do Presidente e do Vice-Presidente da República e atender necessidades relacionadas à administração, segurança e logística das residências oficiais".