Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Quase 60% dos brasileiros não sabem o que é parlamentarismo

Na semana passada, o presidente Michel Temer (PMDB) levantou a discussão sobre a implantação do sistema parlamentarista no Brasil – modelo onde o país é governado por um primeiro-ministro em parceria com o Congresso Nacional. Mas uma pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas mostrou que 59,6% da população não sabe o que é o parlamentarismo [Leia mais...]

Quase 60% dos brasileiros não sabem o que é parlamentarismo

Foto: Gustavo Bezerra/AGPT

Por: Bárbara Silveira no dia 14 de agosto de 2017 às 13:11

Na semana passada, o presidente Michel Temer (PMDB) levantou a discussão sobre a implantação do sistema parlamentarista no Brasil – modelo onde o país é governado por um primeiro-ministro em parceria com o Congresso Nacional. Mas uma pesquisa feita pelo Instituto Paraná mostrou que 59,6% da população não sabe o que é o parlamentarismo.

O questionamento foi feito, através da internet, entre os dias 8 e 10 de agosto. Foram ouvidas 2.410 pessoas, com maioria respondente entre 25 e 59 anos, com ensino médio completo. De acordo com o levantamento, apenas 37,9% dos entrevistados disseram saber do que se trata o modelo de gestão. O instituto mostrou ainda que 46,4% dos eleitores desaprovam o regime, contra 39,4% que são a favor da mudança.