Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

\'O MP não tem pressa\', diz Janot sobre possível nova denúncia contra Temer

Política

\'O MP não tem pressa\', diz Janot sobre possível nova denúncia contra Temer

Durante um evento em Washington, nesta segunda-feira (17), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que o Ministério Público \'não tem pressa\' para apresentar uma nova denúncia contra o presidente Michel Temer.[Leia mais...]

\'O MP não tem pressa\', diz Janot sobre possível nova denúncia contra Temer

Foto: Agência Brasil

Por: Paloma Morais no dia 17 de julho de 2017 às 14:49

Durante um evento em Washington, nesta segunda-feira (17), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que o Ministério Público \'não tem pressa\' para apresentar uma nova denúncia contra o presidente Michel Temer. Janot acusou Temer, em junho, de corrupção passiva, baseado nas delações de executivos da J&S.

\'O MP não tem pressa e nem retarda denúncia. Existem investigações em curso e essas investigações, uma está mais adiantada que outra, e se até o dia 15 de setembro, último dia útil do meu mandato, eu obtive esse quadro definido, eu não posso deixar de fazer isso [apresentar a denúncia], sob pena de prevaricar, de não praticar o ato de ofício\', afirmou o procurador-geral.

Janot também ressaltou que o Ministério Público não tem como objetivo trabalhar para \'oferecer denúncia\', e sim de \'apurar\' os acontecimentos. \'Nós não temos a necessidade de oferecer uma denúncia, eu tenho a necessidade de apurar. Eu tenho necessidade de apurar e, convencido de que o fato é típico, e convencido da materialidade do crime e definida a autoria, aí sim partiremos para a fase do processo penal\', disse Janot.

Questionado sobre a possibilidade da Câmara dos Deputados rejeitar a denúncia já apresentada contra Temer, Janot comentou que aceitará com a \'maior naturalidade possível\', uma vez que cada poder tem sua função.\'Cada um faz o seu trabalho. Eu não vou insistir nessa denúncia porque tecnicamente não tem como insistir. Não autorizou, ela vai ficar suspensa.Se a Câmara autoriza, o processo penal segue o seu curso normal. Se a Câmara não autoriza, essa denúncia fica suspensa aguardando o fim do exercício da presidência da República para dar sequência\', completou. O mandato de Janot no comando da PGR acaba em setembro deste ano.