Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 11 de abril de 2024

Política

Secretário cita erros pró-DEM e PSDB do Paraná Pesquisas e questiona números que põem Neto à frente de Rui

A eleição para o governo do estado acontece no ano que vem e, com a proximidade do pleito, os institutos de pesquisa já trabalham para mostrar as chances de cada nome. Nesta quarta (6), o Paraná Pesquisas colocou o prefeito ACM Neto (DEM) na frente de Rui Costa (PT), que vai tentar a reeleição. De acordo com o estudo, Neto tem 54,5%, contra 24,1% de Rui. [Leia mais...]

Secretário cita erros pró-DEM e PSDB do Paraná Pesquisas e questiona números que põem Neto à frente de Rui

Foto: Secom/ Governo da Bahia

Por: Gabriel Nascimento e Matheus Morais no dia 07 de junho de 2017 às 09:49

Atualizado: no dia 07 de junho de 2017 às 09:59

A eleição para o governo do estado acontece no ano que vem e, com a proximidade do pleito, os institutos de pesquisa já trabalham para mostrar as chances de cada nome. Nesta quarta (6), o Paraná Pesquisas colocou o prefeito ACM Neto (DEM) na frente de Rui Costa (PT), que vai tentar a reeleição. De acordo com o estudo, Neto tem 54,5%, contra 24,1% de Rui.


O instituto, porém, é conhecido pela sua ligação com partidos como PSDB e DEM, o que põe em xeque a credibilidade da pesquisa. Em entrevista a Mário Kertész, o secretário de Comunicação do estado, André Curvelo, afirmou que, justamente por este motivo, o governador não está preocupado com o resultado.

'Parece que é o instituto que deu ampla folga para Aécio contra Dilma e de Paulo Souto contra Rui. Eu não levo a sério. Essa coisa de pesquisa só faz atrapalhar o momento de crise. Pesquisa agora é precipitação. A gente tem que respeitar quem faz pesquisa, mas a Bahia virou motivo de piada. O governador está preocupado em trabalhar', afirmou.

Em 2014, o diretor do instituto Murilo Hidalgo foi nomeado para uma empresa estatal, a Celepar, companhia de Tecnologia da Informação, no governo de Beto Richa (PSDB) no Paraná. Na época, o instituto deu 54% dos votos válidos para Aécio Neves contra 46% de Dilma para a presidência da República.

No fim de abril, o prefeito ACM Neto esteve em São Paulo para uma reunião com a diretoria da RecordTV — que foi responsável por encomendar a pesquisa.