Política
Justiça impede que Rodrigo Maia concorra à presidência da Câmara
A Justiça do Distrito Federal determinou nesta sexta-feira (20) que atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), ficasse impedido de concorrer à reeleição para o cargo no Legislativo. Em decisão do 15ª vara do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, foi determinada uma multa em caso de descumprimento da decisão no valor de R$ 200 mil.[Leia mais...]
Foto: Evaristo Sa / AFP / Getty Images
A Justiça do Distrito Federal determinou nesta sexta-feira (20) que atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), ficasse impedido de concorrer à reeleição para o cargo no Legislativo. Em decisão do 15ª vara do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, foi determinada uma multa em caso de descumprimento da decisão no valor de R$ 200 mil.
Segundo o juiz federal Eduardo Ribeiro de Oliveira, Maia não pode concorrer à reeleição por entender que a Constituição proíbe uma recondução ao cargo do presidente da Câmara dentro de uma mesma legislatura. O magistrado determinou que o parlamentar "se abstenha de se candidatar para o cargo de Presidente da Câmara dos Deputados na próxima eleição da Mesa Diretora, a ocorrer em 2 de fevereiro de 2017". Maia é o principal candidato apoiado pelo Planalto e pelo presidente Michel Temer.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.