Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Presidente do STF faz lobby enquanto conduz impeachment no Senado, diz jornal

Política

Presidente do STF faz lobby enquanto conduz impeachment no Senado, diz jornal

Durante o julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff no Senado, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, vem ligando e conversando com senadores para pedir a aprovação do projeto que eleva o salário dos ministros da Corte.[Leia mais...]

Presidente do STF faz lobby enquanto conduz impeachment no Senado, diz jornal

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Por: Matheus Simoni no dia 26 de agosto de 2016 às 15:43

Durante o julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff no Senado, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, vem ligando e conversando com senadores para pedir a aprovação do projeto que eleva o salário dos ministros da Corte, segundo informações do Jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, o projeto, que reajusta o salário dos ministros de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil, virou uma das bandeiras de Lewandowski na fase final de seu mandato à frente do STF. O ministro ficará no cargo até setembro. Desde o dia 10 de agosto, Ricardo Lewandowski assumiu a condução do processo, após a chamada pronúncia de Dilma como ré pelo plenário do Senado.

Desde então, segundo o jornal, o ministro intensificou o lobby pelo aumento, iniciativa que irritou assessores do presidente interino, Michel Temer. Eles reclamam que Lewandowski tem pressionado o governo pela aprovação da medida, o que dividiu a base aliada do peemedebista, já que PSDB e PMDB se dividem sobre a proposta. Os tucanos são contra por prejudicar o ajuste fiscal, lembram que a medida eleva o teto do funcionalismo público e gera um efeito cascata nos gastos com pessoal do Judiciário e executivos estaduais. Já o PMDB é a favor da proposta.