Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Por 59 votos a 21, senadores aprovam parecer do Impeachment contra Dilma

Política

Por 59 votos a 21, senadores aprovam parecer do Impeachment contra Dilma

Com essa decisão, Dilma vira ré no processo de impeachment. A expectativa é que o julgamento final de Dilma ocorra no final do mês de agosto. Na fase final, é preciso o voto de 54 dos 81 senadores para confirmar o impedimento. [Leia mais...]

Por 59 votos a 21, senadores aprovam parecer do Impeachment contra Dilma

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Por: Camila Tíssia no dia 10 de agosto de 2016 às 06:24

O plenário do Senado aprovou, no final dessa terça-feira (9), o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) que julga procedente a denúncia contra a presidenta afastada Dilma Rousseff por crime de responsabilidade. Por 59 votos a 21, Dilma agora vai a julgamento final. De acordo com publicaçao da Agência Brasil, o resultado da votação foi bem próximo do esperado pelo governo do presidente interino Michel Temer. 

Os senadores votaram três destaques propostos pela oposição, após a aprovação do texto. O primeiro queria a retirada da denúncia da imputação de crime de responsabilidade por repasses não realizados ou realizados com atrasos pelo Tesouro Nacional ao Banco do Brasil, relativos à equalização de taxas de juros referentes ao Plano Safra, no exercício de 2015. O texto de Anastasia foi mantido por 58 votos a 22.

Os outros dois destaques estavam relacionados a decretos de créditos suplementares sem autorização do Congresso Nacional; o primeiro no valor de R$ 29,9 bilhões e o segundo de R$ 600 milhões. Os dois destaques foram rejeitados. O primeiro também por 58 a 22 e o segundo por 59 a 21.

Agora, em um prazo sucessivo de até 48 horas, respectivamente, a acusação e defesa terão que apresentar o libelo acusatório e sua contrariedade, juntamente com até cinco testemunhas legais e mais uma extranumerária para cada uma das partes.

Pela parte da defesa de Dilma, José Eduardo Cardozo disse que vai utilizar as seis testemunhas. Já Miguel Reale Jr, advogado da acusação, comunicou que entregará em 24 horas o libelo acusatório e utilizará três testemunhas. Com essa decisão, Dilma vira ré no processo de impeachment. A expectativa é que o julgamento final de Dilma ocorra no final do mês de agosto. Na fase final, é preciso o voto de 54 dos 81 senadores para confirmar o impedimento.