Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Após embate com Padilha, Lira avisa que vai priorizar projetos da oposição

Política

Após embate com Padilha, Lira avisa que vai priorizar projetos da oposição

Ainda não foram definidas quais CPIs devem avançar; a primeira etapa do contra-ataque se concretizou na sessão desta terça: a Câmara aprovou um requerimento de urgência para acelerar a tramitação de um projeto contra o MST

Após embate com Padilha, Lira avisa que vai priorizar projetos da oposição

Foto: Digulgação/Câmara

Por: Metro1 no dia 17 de abril de 2024 às 09:23

Atualizado: no dia 17 de abril de 2024 às 10:20

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), avalia a abertura de até cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Casa. 

Uma semana após subir o tom contra o ministro Alexandre Padilha (PT), responsável pela articulação política do governo Lula (PT), o parlamentar indicou a aliados que dará seguimento a diversos pedidos da oposição bolsonarista.

Em reunião de líderes nesta terça-feira (16), Lira chegou a cogitar instalar cinco comissões parlamentares de inquérito de uma só vez. Na reunião o deputado não comentou sobre as últimas crises com o governo e com Padilha. 

Deputados ouvidos pela CNN afirmam que ainda não foram definidas quais CPIs devem avançar. A ideia é que os líderes partidários cheguem a um acordo e apresentem uma lista ao presidente da Câmara.

Contra-ataque

No entanto, a primeira etapa do contra-ataque se concretizou na sessão desta terça: a Câmara aprovou um requerimento de urgência para acelerar a tramitação de um projeto contra o MST. De autoria do deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), a proposta restringe o acesso dos sem-terra envolvidos em ocupações de terra a programas sociais do governo.