Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

CCJ do Senado debate proposta de mudanças na Lei de Improbidade Administrativa

Política

CCJ do Senado debate proposta de mudanças na Lei de Improbidade Administrativa

Discussão foi solicitada pelo senador Álvaro Dias, que alerta para o risco de as mudanças resultarem em mais impunidade e corrupção

CCJ do Senado debate proposta de mudanças na Lei de Improbidade Administrativa

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Cristiele França no dia 25 de setembro de 2021 às 10:30

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado discute na próxima terça-feira (28), a partir das 9h, em audiência pública interativa, a possibilidade de revisão da Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429, de 1992) por meio de um projeto, o PL 2.505/2021. O debate foi proposto em requerimento (RQS 3/2021) do senador Alvaro Dias (Podemos-PR). A reunião será semipresencial, com senadores e convidados participando tanto presencialmente como por videoconferência.

O PL 2.505/2021 teve origem na Câmara dos Deputados (onde tramitou como PL 10.887/2018). Uma das principais mudanças previstas é a punição apenas para agentes públicos que agirem com dolo, ou seja, com intenção de lesar a administração pública.

Em seu requerimento, Alvaro Dias destaca a preocupação de várias entidades da sociedade civil com o risco de que mudanças na Lei de Improbidade resultem no aumento dos índices de impunidade, dos casos de corrupção e de dilapidação do patrimônio público.

Foram convidados para participar da audiência pública: Roberto Livianu, do Instituto Não Aceito Corrupção; Marcelo Kalil Issa, do Movimento Transparência Partidária; Gil Castelo Branco, da Associação Contas Abertas; Henrique Parra Parra Filho, do Instituto Cidade Democrática e Manoel Galdino, da Transparência Brasil.