Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Quarta-feira, 16 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

PF cumpre mandados em prédio no Cidade Jardim e mais dois municípios baiano

Brasil

PF cumpre mandados em prédio no Cidade Jardim e mais dois municípios baiano

Ao Metro1, a PF afirmou que duas operações estão acontecendo nesta manhã, em Salvador, uma para coibir o tráfico de drogas e a outra para desarticular um esquema de desvio de recursos financeiros. Cerca de 30 policiais federais participam da ação, em três municípios, na Bahia. [Leia mais...]

PF cumpre mandados em prédio no Cidade Jardim e mais dois municípios baiano

Foto: Leitor Metro1

Por: Camila Tíssia no dia 02 de junho de 2016 às 06:59

A Polícia Federal (PF) cumpre oito mandados de busca e apreensão em Salvador, Feira de Santana e Ruy Barbosa, nesta quinta-feira (2). Na capital baiana, uma viatura foi enviada ao edifício Mansão Oswald De Andrade, localizado no Cidade Jardim, uma área nobre da cidade. De acordo com moradores da região, quatro policiais participaram dessa ação. 

Ao Metro1, a PF afirmou que duas operações estão acontecendo nesta manhã, em Salvador, uma para coibir o tráfico de drogas e a outra para desarticular um esquema de desvio de recursos financeiros. Cerca de 30 policiais federais participam da ação, nos três municípios.

A Operação Orobó é um desdobramento da Operação Águia de Haia, realizada em julho de 2015. Naquela oportunidade foi desarticulado um esquema criminoso de desvio de recursos públicos que causou um prejuízo de mais de 6,6 milhões de reais aos cofres do município de Ruy Barbosa. 

Agora, o objeto é investigar a lavagem daquele montante  desviado, crime autônomo previsto na Lei 9.613/98. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, e têm por objetivo, então, localizar e apreender provas da ocultação dos valores desviados, que, suspeita-se, teriam sido utilizados para a aquisição imóveis, veículos e outros bens.

Também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em escritórios de dois advogados suspeitos de participação na organização criminosa, os quais, extrapolando os limites de sua atuação profissional, teriam agido em conluio para atrapalhar o andamento das investigações.